Páginas

May 24, 2013

Electric Bass from wood scraps - Contra-baixo eletrico de sucata de madeira



Hello once again!
Olá mais uma vez!

We are preparing here to post the results from the Metropolia University's student groups, meanwhile I will publish this project which I accomplished by the beginning of the year. It is a 4 strings neck through bass guitar made from scraps of woods collected in wood workshops in Helsinki - Finland. It is a bit more "professional" project then the "easy to make" products we aim to post here, but I we had many people asking to see more about the building process of it. Here it goes. I won't describe each stage in details, because it is a very long process, but if you have any question, I will be happy to answer. 
Estamos preparando o post dos resultados dos alunos da Metropolia, mas enquanto isso vamos publicar esse projecto que eu completei no início do ano. É um contra-baixo eletrico inteiriço, fretless (sem trastes) feito com sucatas de madeira coletadas pelas marcenarias de Helsinki - Finlândia. É um projeto mais "proffisional" do que os "faceis de fazer em casa" que gostamos de publicar, mas como muita gente se pediu pra ver o processo de construção deste instrumento, aqui vai. Eu não vou detalhar cada etapa muito bem por ser um processo longo, mas se tiverem alguma questão, eu ficarei feliz em responder.


But first, some background info about the motivations I had to build this project (which will have continuations soon):  
Mas antes um pouco de informação sobre o porque que eu resolvi fazer esse projeto (que terá continuações em breve):

From the 50's until today the technological - and especially digital technologies - evolution was enormous (see the evolution of televisions, computers, mobile phones and so on, all the electronics in this period). However the electronic layout of guitars (standard passive settings) had no - or almost none - change or evolution. The construction of electric instruments still rely on the use of rare and mostly endangered species of wood. By seeing this gap between technological evolution and the "frozen in time" technology of electric systems of guitars I decided to build an instrument based on the most unwanted woods - the scraps; and then, use "high tech" technology to show that even with alternative materials, if we use the proper technology, we can have great sounding musical instruments with a more balanced environmental impact. For that I used (old) humbucker pickups and a 5.4 Bartolini internal pre-amp. The result was better than I expected. The aim was not to not use wood, since wood can be one of the more sustainable materials if used consciously (with sustainable forest management and etc.). Therefore the aim of to build a wood instrument based on the conscious use of resources - right woods, right pieces and technologies.

Dos anos 50 até hoje, a evolução tecnológica - e especialmente as digitais - foram enormes (veja, por exempleo, a evolução de televisores, computadores, celulares entre outros neste periodo). No entando, a parte eletrica de intrumentos musicais (comunmente passivos) mudou muito pouco ou quae nada. A construção destes instrumentos ainda se baseia muito no uso de madeiras raras muitas vezes ameaçadas de extinção. Por ver essa diferença entre a evolução tecnológia e a tecnologia parada no tempo usada nos instrumentos elétricos eu resolvi montar um istrumento com as madeiras menos desejadas - as sucatas. E ent~áo usar tecnologia "de ponta" para provar que mesmo com materiais alternativos, se ultilizamos a tecnologia adequada, podemos ter instrumentos com ótima sonoridade e menor impacto ambiental. Para isso eu usei uns humbuckes antigos (que eu tinha em casa) e um pre-amp Bartolini 5.4. O resultado foi melhor do que eu esperava! A intenção não foi de usar menos madeira ou de retirar o uso da madeira, visto que tal material pode ser um dos mais sustentáveis se usado conscientemente (com manejo florestal apropriado). Assim, o foco foi de contruir um instrumento utilizando-se conscientemente das recursos disponíveis - madeiras certas, peças e tecnologia apropriada.


Here is the process, hope you like it! 
Aqui está o processo, espero que gostem!





Preparing the "neck through" (core) piece from big pieces of wood.
Preparando a parte inteiriça "corpo - braço" com pedaços grandes de madeira




First leveling of the "core" and the assembly of the sides with many different pieces of wood.
Primeiro nivelamento to centro e montagem das laterais do corpo com diversos pedaços de madeira




Cutting everything near the final shape. Here I had to use a new rosewood piece for the fretboard
Cortando tudo próximo ao formato final. Aqui eu tive que usar uma peça de Pau ferro para a escala









 


Marking the headstock
Desenhando a mão do instrumento 









 



shaping the neck
Shape do braço



now on the headstock, sanding, drilling and small details
Agora na mão, lixamento, furação e alguns detalhes









headstock - neck shape
formato da parte mão - braço



Planning the body - core connection shape
Planejando a area de conexão do corpo com o braço
















Marquetry for the headstock (with some help of laser cutting for the logo) 
Marchetaria para a "mão" (com um pouco de ajuda de corte a laser para o logo)





Applied marquetry
Marchetaria pronta






 The ready neck with fret marks, dots and radius
 O braço pronto, com marca das casas, marcaçoes e raio





 




Making the electronics cavities
Fazendo as cavidades para as partes elétricas



Finally gluing the core and the body "wings" together
Finalmente colando o centro e as "asas" do corpo juntas



Making the pickups cavities
Fazendo as cavidades dos captadores


 Almost there!
 Quase lá!












Shaping the body
Acertando o corpo




More carving
Mais shape no corpo


Finishing the back part
Terminando a parte traseira


Final sanding
Lixamento final


Truss rod cover, last peace before the paint shop.
Tampa do tensor, última peça antes da pintura


With the clear coat applied
Com a cobertura transparente


Some CNC at Aalto Fablab for the bridge cover
Um pouco de CNC no Aato Fablab para a peça de cobertura da ponte


Bridge cover and finger ramp done after lots of carving and sanding.
Cobertura da ponte e peças entre os captadores

Final steps: assembling electronics and hardware
Ultimos passos: instalando a parte eletronica e outras partes




 Instaling the pre-amp.
 Instalando o pré amplificador









 And more pictures of the ready bass:
 E mais fotos do baixo pronto:









Also, a video (the sound quality is terrible since it was recorded with a cellphone), nevertheless, someway to hear a bit of how it sounds:
Ai vai também um video (a qualidade do áudio está horrível, pois foi gravado com celular), mas mesmo assim da pra sentir um pouco do som do baixo:



Hope you like it! It was a very nice process to go through! This project of more conscious musical instruments will continue (at least one or two every year).
Espero que gostaram! Foi um processo muito legal de fazer. Este projeto the instrumentos musicais mais conscientes vai continuar (espero poder fazer pelo menos um ou dois por ano).

See you!
Até mais!

Thanks!
Obrigado!

Project by/ projeto por Nicholas Torretta

3 comments:

Anonymous said...

Que trabalho lindo, Nicholas. Ando pelas ruas quase chorando, vendo tanto resto de madeira que poderia ser aproveitada. A maioria das pessoas sequer separa o material reciclável do seu lixo doméstico. Sei que em alguns lugares já tem depósitos para madeira entre os recicláveis.
Um abraço,
Clarissa

Patrícia Cabral said...

Gostei muito, além do reaproveitamento de material descartado por aí, que acho importantíssimo, o visual ficou maravilhoso, parabéns.

Patrícia Cabral said...

Gostei muito, além do reaproveitamento de material descartado por aí, que acho importantíssimo, o visual ficou maravilhoso, parabéns.

Post a Comment